top of page

PALESTRANTES.

Antônio Martinelli

UFRN

Coordenador da Área de Materiais da CAPES, Antônio Martinelli possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Mcgill University (1996). Atualmente é professor titular do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em cerâmicas, interfaces metal-cerâmica, cimentos e compósitos

Jerome Depeyrot

UnB

Possui graduação em Física - Universite de Toulouse III (Paul Sabatier) (1987), mestrado em Física do Estado Sólido - Universite de Toulouse III (Paul Sabatier) (1989) e doutorado em Física - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1994). É Professor da Universidade de Brasília desde 1997. Tem experiência na área de magnetismo e materiais magnéticos atuando principalmente no design,na produção e nas aplicações de nanopartículas do tipo core-shell dispersas em meio líquido (ferrofluido), na investigação da estrutura local dos nanocristais magnéticos, de suas propriedades eletro-químicas assim como das propriedades magnéticas e magneto-ópticas.

Ricardo Stefani

UFMT

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade de Franca (1998), mestrado em Química pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Química pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: produtos naturais, materiais funcionais, atividades biológicas, quimioinformática e asteraceae. É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Materiais.

Neftali Carreño

UFPel

​

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Professor associado da Universidade Federal de Pelotas, Professor Visitante no Massachusetts Institute of Technology (2014). Tem experiência na área de Química e Engenharia de Materiais, desenvolvimento e aplicação de nanomateriais, superfícies nanoestruturadas de carbono, nanocelulose (aerogeis), compósitos poliméricos, materiais sustentáveis: propriedades nobres de nanomateriais tais como: na engenharia tecidual, superfícies antimicrobianas, drug delivery; catalíticas, sensores de gás, supercapacitores.

Bismarck da Costa

UFMG

 Diretor do Laboratório de Computação Científica da UFMG, possui graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua no estudo de excitações topológicas, na modelagem e simulação do comportamento de polímeros e biopolímeros e no desenvolvimento de métodos numéricos para simulação computacional tais como monte carlo quântico e dinâmica molecular, além de técnicas analíticas da teoria de campos aplicadas a mecânica estatística.

Herbeton dos Santos

UFMS

É Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-Doutor pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)/Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Atualmente é Professor Adjunto III da UFMS, atuando no Instituto de Física e nos Programas de Pós-Graduação em Ciência de Materiais e Química. Possui experiência em Nanociência e Nanotecnologia em geral, atuando, principalmente, com a síntese, estudo e controle das propriedades físico-químicas, eletrônicas e estruturais de nanomateriais visando suas aplicações nos processos de fotodegradação de poluentes/fármacos/pesticidas, geração fotocatalítica de hidrogênio e células solares. Possui experiência ainda com diversas técnicas experimentais tais como: Difração, Espalhamento e Absorção de Raios-X (XRD, SAXS e XAS), Microscopia Eletrônica de Varredura e Transmissão (TEM, SEM, HRTEM, e STEM), Espectroscopia Óptica no Infravermelho e Visível-Ultravioleta (IR e UV-Vis) e Espectroscopia de Fotoelétrons Excitados por Raios-X (XPS).

Júlio Sambrano

UNESP

Julio Ricardo Sambrano é graduado em Matemática e mestre em Matemática Aplicada Computacional com ênfase em analise numérica. Concluiu o doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos em 1999. Atualmente é Professor no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Bauru. Foi Diretor científico da SBPMat no biênio 2014-2016.Atua principalmente na área de Engenharia de Materiais, com ênfase Modelagem e Simulação Computacional em Materiais Cerâmicos. Os seus trabalhos concentram-se em propriedades eletrônicas e estruturais de sólidos, superfícies e nanotubos de óxidos e processos de adsorção, doping e modelagem de reações sobre superfícies.

Klaus Capelle

UFABC

Possui graduação (1989), mestrado (1993), doutorado (1997) e livre-docência (2005) em Física pela Universität Würzburg (Alemanha) e um segundo mestrado em Física pela University of New Mexico at Albuquerque (EUA, 1991). Sua dissertação de mestrado de 1993 e a tese de doutorado de 1997 ganharam em suas respectivas categorias o prêmio de melhor trabalho do ano da Faculdade de Física e Astronomia da Universität Würzburg. Foi pesquisador  visitante na University of Missouri at Columbia (EUA), University of Bristol (Inglaterra), University of Lund (Suécia) e Freie Universität Berlin (Alemanha). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do ABC (UFABC). Em 2011, ele recebeu o Certificate of Appreciation da Sociedade Americana de Química (ACS) e, em 2012, o prêmio Outstanding Referee da Sociedade Americana de Física (APS), ambos pelos serviços de parecerista e avaliador de trabalhos científicos. 

bottom of page